Eleita em outubro de 2010 com mais de 55 milhões de votos, Dilma Vana Rousseff tomou posse em 1º de janeiro como a primeira mulher presidente do Brasil, sob a expectativa de suceder Luiz Inácio Lula da Silva, que atingiu índices recordes de popularidade nos seus oito anos de governo.
Perto de completar cem dias de governo, no próximo domingo, Dilma dá sinais de continuidade em áreas como o combate à pobreza e no estreitamento dos laços com países latino-americanos, mas demonstra mudanças em relação ao governo Lula, como, por exemplo, no posicionamento frente à situação dos direitos humanos no Irã.
Relembre alguns dos principais fatos dos primeiros cem dias do governo de Dilma Rousseff:
Discurso da posse
Em seu primeiro discurso como presidente, logo após tomar posse no Congresso, Dilma afirmou que a erradicação da miséria seria a sua ”luta mais obstinada”, além de prometer lutar pela estabilidade econômica e contra a inflação.
Além disso, Dilma disse que a sua eleição abriria portas para que outras mulheres chegassem à Presidência e para que ”todas as mulheres brasileiras sintam orgulho de ser mulher”.
Mais tarde, no Planalto, após receber a faixa presidencial, Dilma disse que assumia o governo com ”espírito de união” e agradeceu a seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. ”A alegria que sinto (…) se mistura pela emoção de sua despedida”, afirmou.
| Fonte : estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário